Começa a reforma geral do Solar do Maestro

Começa a reforma geral do Solar do Maestro

Gente, vocês viram que começou a reforma geral do Solar do Maestro, aquele casarão amarelo charmoso, no número 366 da avenida Nazaré?

Pois é: a obra, finalmente, saiu do papel. O casarão pertenceu ao prestigiado músico Fúrio Franceschini (1880-1976) e se tornará um centro livre de educação musical com o nome dele: o Liceu de Artes Musicais Fúrio Franceschini @lamfuriofranceschini

A Funsai (Fundação Nossa Senhora Auxiliadora do Ipiranga) @funsai.ipiranga, dona do imóvel, conseguiu incluir o projeto do liceu na lei de incentivo à cultura, mas nenhuma empresa se interessou em patrociná-lo.

Por isso a Funsai está ela mesma custeando a reforma. Fúrio Franceschini é avô do presidente atual da Funsai, Carlos Eduardo Franceschini Vecchio, e foi casado com Maria Angelina Vicente de Azevedo Franceschini, uma das filhas do “pai” da fundação, o conde José Vicente de Azevedo.

Fúrio foi figura importante para a cultura brasileira, como autor de mais de 600 composições musicais, maestro, professor e organista titular da Catedral da Sé, em SP.

O casarão onde viveu com a família foi construído segundo projeto do arquiteto italiano Tito Oliani e data de 1916. Foi uma das primeiras construções na Colina do Ipiranga. O imóvel é tombado pelo patrimônio do município.

Esse casarão se tornou polo de reunião de artistas modernistas, como os escritores Mário e Oswald de Andrade e o compositor Heitor Villa-Lobos.

Sobre esse último, o presidente da Funsai, frequentador do casarão, lembra de que ele era o “terror” das crianças. Porque visita de Villa-Lobos, “aquele chato”, como diziam no casarão, significava recolher todas as crianças do convívio. Villa-Lobos dizia que atrapalhavam a conversa.

Gente, a estimativa financeira inicial da obra geral do solar (reforma, restauração e ampliação) era de cerca de R$ 10 milhões. O montante elevado, somado à falta de apoiadores, obrigou ligeiro redimensionamento da obra, com o planejado auditório ficando para uma segunda etapa.

A obra começou com a remoção de cerâmicas das paredes interna e externa do casarão. O contrato geral é de responsabilidade da construtora It’s Informov, com prazo de até dez meses.

Segundo Carlos Eduardo Vecchio, o objetivo é inaugurar o liceu no dia 8 de setembro de 2023, aniversário de Maria Gabriela Franceschini Vaz de Almeida (1922-2022), filha de Fúrio Franceschini, que faria 101 anos.O compromisso do liceu é oferecer educação musical gratuita a alunos pobres e vulneráveis, com foco em música clássica e chorinho. O presidente da Funsai comemora o início das obras, pelas quais ansiava desde 2004, quando a fundação comprou o casarão de volta.
Vecchio celebra também o fato de já ter obtido o compromisso de empresas da região do Ipiranga de investirem na compra de mobiliário e instrumentos musicais para o futuro liceu.

“Vai ficar lindo”, projeta o dirigente. A gente também acha!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *