Bicicleta coletora: A nova empreitada do Seu Domingos sorveteiro

Bicicleta coletora: A nova empreitada do Seu Domingos sorveteiro

Domingos Ramos da Silva nasceu num Domingo de Ramos dos anos de 1950. A palavra que mais bem o distingue no mundo é comunicativo.

“Participo de mais de 80 grupos [no WhatsApp]”, sorri.

“Às vezes alguma mensagem da gente pode pegar uma pessoa num momento de desespero e ajudá-la.”

No celular, seu meio de fazer valer o dom de palavrear com propósito, Seu Domingos compila aplicativos da Bíblia Sagrada, que tem muito prazer de ler. “Eu até ganho bônus”, conta, descrevendo (e mostrando) o cumprimento do itinerário online diário proposto.

Baiano de Xique-Xique, ganhou fama no Ipiranga como sorveteiro, junto do Parque da Independência e da Paróquia de São José, depois de uma vida como soldador.

A reciclagem ele descobriu durante a pandemia, por necessidade. Afinal, não havia mais ninguém na rua para comprar o seu sorvete, que derreteu. A bicicleta do gelado foi então adaptada para esse fim de veículo coletor.

É essa bicicleta que vem regurgitando de possibilidades e prosperidades rua Silva Bueno acima, a caminho de sua casa no Heliópolis.

Lá ele finalizará, noite alta, a separação dos materiais segundo sua característica e no dia seguinte estará no comprador de sucata.

O balanço que ele faz do seu trabalho hoje é positivo, gosta do que faz e ganha mais do que como sorveteiro. E o trabalho é só de segunda a sexta-feira.

Cada uma das embalagens que ele colhe na rua conhece o preço: 25 centavos por um frasco de plástico menor, 50 centavos por um maior e assim vai indo, na contabilidade.

Tudo que coleta e comercializa anota em folhas de papel que depois digitaliza. Além de comunicativo, é também organizado, Seu Domingos.

Seu Domingos Ramos da Silva, aos 71 anos, parece um homem realizado e satisfeito da vida. Seus cinco filhos estão todos bem encaminhados pelo caminho direito, com suas famílias e suas profissões.

E a companheira de uma vida, há quase 60 anos casados, ele elogia como cuidadosa.

Cuidar bem da vida, da família, do amor, da cidade, como bom soldador garantir a perfeita junção dos elementos, a liga é a comunicação atenciosa.

Eis esse homem digno e próspero.

 

ACOMPANHE O IPIRANGA22 NO INSTAGRAM:

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *