Pessoal, a gente está acompanhando o desdobramento dos casos recentes de violência nas escolas e traz agora um retorno sobre o que tem sido feito em termos de segurança escolar na nossa região, a fim de tranquilizar alunos, pais, professores, diretores.
Desde a emergência de casos graves, os policiais militares do 46º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano que respondem pela segurança na região do Ipiranga, têm se empenhado em ações protetivas e preventivas nas escolas ipiranguistas.
Por exemplo, no último dia 20, quinta-feira passada, o 46º BPM levou para as escolas a Operação Impacto Escolar. Dia 20 era a data citada em fake news que circularam pela internet prometendo a realização de ataques múltiplos às escolas, disseminando o pânico.
Com a operação, reforçou-se a segurança no entorno das escolas, com efetivo e veículos de polícia mais numerosos do que os de costume, que contribuiu para “que não ocorresse o registro de ocorrência de gravidade”, conforme nota assinada pelo tenente-coronel Antônio Thomazelli Jr., comandante do batalhão de polícia ipiranguista.
O 46º BPM informou ter identificado o engajamento maior dos pais no que diz respeito à observação de alguma mudança de comportamento do filho (sinal de que algo possivelmente não vai bem na vida do jovem) e decidiu manter o que vem fazendo: mais rondas e mobilização via programas preventivos, como o Vizinhança Solidária e o Segurança Escolar.
Entre as ações preventivas, nas últimas semanas, policiais do 46º BPM têm palestrado para a comunidade escolar, incluindo os pais. Os PMs visitaram escolas públicas e também privadas para levar a mensagem de que é possível, sim, evitar mais tragédias.
Que assim seja, com a participação ativa dos pais e responsáveis, que é fundamental para a proteção e bem-estar de todos.
RELACIONADAS
Escola infantil promove exposição sobre a paz em meio a cenário de violência escolar