Exposição sobre independências do Brasil abre nova sala

Exposição sobre independências do Brasil abre nova sala

Pessoal, a gente deu uma espiada na sala de exposições temporárias do Museu do Ipiranga @museudoipiranga, que abre para a nossa visitação a partir desta quarta-feira, 25, aniversário de SP. O assunto escolhido foi a Independência, ou melhor, as Independências do Brasil. Assim mesmo no plural.

Em telas, fotografias, vídeos, documentos de época, painéis informativos, a exposição “Memórias da Independência” recupera o esforço de emancipação e de celebração da pátria brasileira independente, que não se resume ao Grito do 7 de Setembro, em 1822, por Dom Pedro 1º.

Ainda não será dessa vez que a gente matará a saudade de ver uma carruagem do Império ou mesmo roupas da época, como ficou na memória da visita antiga ao Museu do Ipiranga.

Mas a gente poderá ver um carro do século 19 e refletir sobre o fato de a Independência do nosso país continental ser um terreno em disputa, ocupado por sentimentos às vezes antagonistas.

O próprio prédio que abriga hoje o museu, inaugurado em 7 de setembro de 1895, fez parte dessa disputa simbólica e criado para servir de marco imponente da pátria tornada independente por Dom Pedro em 1822, quando passava por São Paulo.

Fez parte do projeto de poder dos paulistas. A grande data da Independência, para eles, seria o Grito às margens plácidas do riacho do Ipiranga.

Para os baianos, entretanto, nos mostra a exposição, a grande data emancipatória é o 2 de Julho. Nesse dia de 1823, ocorreu a expulsão das tropas portuguesas do estado. O carro que conduz a escultura da Cabocla, presente na mostra, celebra a participação negra e indígena no processo de independência.

Há também outras independências recordadas, que movimentaram o Rio Grande do Sul, com a Revolução Farroupilha (1835-1845), e estados do Nordeste, com a Confederação do Equador (1824). Nessas o questionamento era a liderança de Dom Pedro. Dom Pedro não! Veremos ali representações pictóricas de líderes dessas lutas, como o frei Caneca.

 

Gente, a mostra temporária “Memórias da Independência” é grátis e não precisa de agendamento. Fica do lado direito de quem entra na recepção do museu. De terça a domingo, 11h às 17h, até 26 de março.

Salvem as Independências do Brasil!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *