Um casarão que o tempo levou

Um casarão que o tempo levou

O casarão da fotografia antiga se localizava no número 1.010 da rua Bom Pastor e infelizmente já se foi. Era uma das habitações dos descendentes dos pioneiros da família Jafet, que pelo Ipiranga fixaram residência a partir da primeira década do século 20. Uma história que começou com a implantação de uma indústria pioneira, a Fiação, Tecelagem e Estamparia Ipiranga Jafet, em 1907.

Os primeiros escolheram morar perto do trabalho, afinal o Ipiranga era então um distante subúrbio. Outros escolheram ficar perto dos parentes. Então, a região da rua Bom Pastor se transformou num pequeno Líbano, de onde os Jafets tinham vindo.

Os “brimos” queriam morar perto dos “brimos”.

O casarão da fotografia pertenceu ao casal Rachid José Bussab e Linda Jafet Bussab. Linda era filha de Miguel, um dos seis irmãos do núcleo original imigrante dos Jafets, ao lado de Nami, Basílio, Benjamin, Hala e João.

Com 20 m de frente e 70 m de fundo, a edificação se constituía de 42 cômodos e três andares. Ao fundo, havia pomar, do lado esquerdo, e horta, do lado direito, com o galinheiro mais ao fundo. Era uma pernada e tanto para chegar ao limiar de entrada do casarão: três lances íngremes, totalizando 52 degraus.

Foi demolida décadas mais tarde e hoje no lugar está o edifício Rachid José Bussab, o nome do antigo proprietário e morador, numa homenagem do filho arquiteto e construtor Sílvio Bussab ao pai Rachid.

 

Imagem: Álbum da família Bussab