Guilherme Gaensly visita nosso museu na década de 20

Guilherme Gaensly visita nosso museu na década de 20

Este clique é tão bonito, né, gente? É de autoria do fotógrafo Guilherme Gaensly, que ganhou renome primeiro em Salvador, para onde sua família se mudara, vinda da Suíça, e depois em São Paulo. Por aqui ficaram famosas suas fotografias de paisagens urbanas e sua série documental sobre a imigração italiana.

Ainda bem que o Gaensly veio parar aqui, né, gente? Pura poesia no Ipiranga.

Como mostra a fotografia, de aproximadamente 1920, ainda não havia sido feita a escavação que criaria um desnível no terreno em frente ao edifício-monumento e formaria o jardim com suas fontes de água. Essa escavação seria feita para o aniversário de 100 anos da Independência do Brasil, em 1922.

A propósito, o jardim que aparece na foto foi um projeto do belga Arsenio Puttemans, inspirado, entre outros, no jardim do Palácio de Versalhes, residência da monarquia francesa.

Ver o passado do nosso Museu do Ipiranga é sempre uma viagem gostosa no tempo.

 

Gaensly também retrata nosso querido Monumento à Independência

A fotografia acima foi feita aproximadamente em 1925, junto da margem do riacho do Ipiranga.

Do lado esquerdo da gente, a gente encontra o conjunto arquitetônico do que foi o Asilo do Bom Pastor, demolido décadas depois.

Ao centro, há um pedestal, uma base clara, mas ainda não há a Pira do Altar da Pátria, com a chama que nunca se apaga. A pira seria instalada apenas em 1952.

O próprio Monumento à Independência, vamos lembrar, ainda era um bebê, uma vez que havia sido inaugurado mais ou menos três anos antes, em setembro de 1922.

As fotos antigas têm esse poder de revelar caminhos percorridos, nos conduzindo até princípios e proporcionando ideias de conjunto, com o tempo passado.

 

Fotos: Guilherme Gaensly / Instituto Moreira Salles