“Somos uma fênix, renascemos das cinzas”: reabertura da Lojasmel

“Somos uma fênix, renascemos das cinzas”: reabertura da Lojasmel

Com a presença dos fundadores, Manuel da Cruz e Maria Elena, reabriu nesta terça-feira (20) a Lojasmel da esquina das ruas Greenfeld e Arroio Hondó, no Sacomã. Foram sete meses fechada por causa do incêndio que destruiu as instalações da loja na noite de 21 de novembro do ano passado.

Na ocasião, ninguém ficou ferido, mas as chamas só foram debeladas na madrugada do dia seguinte. Não restaram mercadorias intactas e o prédio lançou dúvida sobre sua estabilidade.

O incêndio que destruiu a loja, em novembro de 2022:

 

“Somos uma fênix, renascemos das cinzas”, comemorou, sorridente, o fundador Manuel da Cruz, um imigrante português que chegou ao Brasil em 1970, natural da aldeia de Cunha, na região de Viseu, no norte do país.

“Meu sentimento é de gratidão.”

“Vamos começar de novo! Eu acredito no Brasil!”, bradou Seu Manuel por volta das 10h, logo depois de que as portas de aço subiram outra vez para receber a clientela, que já formava fila do lado de fora, e do corte oficial da fita de reinauguração.

Ao lado da mulher e sócia, Maria Elena, Seu Manuel, de olhos claros muito vivos, calva destacada, parecia de fato contente, junto da entrada. Abordava e brincava com passantes na calçada, convidava-os para conhecer a loja nova e a “comer uma pipoquinha”. “Quero que a senhora seja feliz por pelo menos cinco minutos, entre, por favor”, sugeriu a uma mulher. E saudava agradecido também os primeiros clientes que saíam, sobraçando sacolas com as compras.

10, 9, 8… Contagem regressiva para a reabertura:

Loja repaginada

Com cerca de 500 m2, a Lojasmel do Sacomã foi reformada praticamente do zero, uma vez que apenas a estrutura do prédio restara das chamas.

Agora, há uma estrutura predial nova (com instalações elétricas renovadas, por exemplo), a nova identidade visual da rede varejista presente na fachada e nos detalhes internos (com novo mobiliário e iluminação), portfólio com 10 mil produtos disponíveis nas gôndolas e atendimento por 17 colaboradores.

O fundador e o corpo a corpo com a clientela

Segundo a direção da rede, houve uma revisão e adequação dos sortimentos da Lojasmel ipiranguista ao público da região (tanto para os mais ricos do Ipiranga quanto para a comunidade do Heliópolis). Agora, por exemplo, a loja também oferecerá produtos para animais de estimação.

“Essa loja atende todos os públicos, incluindo a comunidade do Heliópolis. Ela merece tudo de bom, belo e preço bom”, valorizou o fundador.

Raízes ipiranguistas

A Lojasmel da região do Ipiranga tem um carinho especial da rede, dizem. Maria Elena, a fundadora, fala com saudade da avó e das tias italianas, que tinham o Ipiranga como moradia. O pai e a mãe da fundadora se conheceram, a propósito, nos jardins do Museu do Ipiranga.

“Essa loja tem história, foi a quinta unidade inaugurada pela gente, 15 anos atrás. O incêndio [da loja] foi um tombo. E justamente depois da pandemia”, recordou Maria Elena.

A unidade do Sacomã tem agora novo mobiliário e identidade visual. Loja renasceu do zero. O investimento no projeto não é divulgado pela rede

Sabedoria

Seu Manuel é a atração da festa. Uma aula de atendimento ao vivo. Afetuoso. Colecionador de frases de sabedoria. “As pessoas andam tristes e deprimidas. Precisamos levar alegria para elas”,

“Dessa vida não dá para levar nada, mesmo pagando o dobro”.

Talvez seja essa combinação de afeto com comércio, essa energia que entusiasma colaboradores e clientes, a responsável pelo avanço da rede, fundada em 1978 e hoje com 55 lojas no estado de SP e uma em Poços de Caldas (MG).

Bem-vinda de volta ao Ipiranga, Lojasmel!