Liceu de Artes Musicais entra em atividade em casarão da Nazaré

Liceu de Artes Musicais entra em atividade em casarão da Nazaré

O sonho de uma escola de formação musical no casarão onde viveu um famoso maestro e compositor na avenida Nazaré já está sendo realizado.

É bom ouvir os sons dos tambores já rufando, dos violões sendo dedilhados. Gostoso também sentir o aroma de novo do lugar, dos instrumentos musicais recém-adquiridos, bateria, surdos, pandeiros, atabaques, violões etc. etc., da obra que restaurou e renovou o casarão histórico.

Pois começaram de fato as atividades do Liceu de Artes Musicais Furio Franceschini.

A movimentação na tarde desta terça-feira (27) era intensa no antigo casarão (é de 1916), o primeiro a servir de residência na avenida Nazaré. Alunos indo de cá para lá, dos miúdos e dos graúdos, pais e filhos em busca de vagas nos cursos de musicalização.

O projeto no casarão chama-se Musicou e trata-se de uma parceria da Funsai (Fundação Nossa Senhora Aparecida do Ipiranga), dona do imóvel, com a entidade Sustenidos, especializada na concepção, implantação e gestão de projetos na área da música. A parceria tem duração contratual de dois anos, podendo ser renovada.

Inicialmente, estão sendo ofertados, gratuitamente, quatro cursos, para crianças a partir de seis anos de idade, jovens e adultos, sem limite de idade: de iniciação musical, canto coletivo, percussão e violão. Os cursos são oferecidos às terças e quintas-feiras, das 13h30 às 17h30.

Inscrições

As inscrições vão até o dia 30 de março e podem ser feitas diretamente no casarão (avenida Nazaré, 366). O atendimento é de terça a quinta-feira e aos sábados, das 13h30 às 17h30. Informações também pelo telefone 11 2274 3765.

Para se inscrever, é preciso apresentar, se adulto, RG e comprovante de residência; se criança, além do RG e do comprovante de residência, também uma declaração de escolaridade.

O local servirá em breve também de laboratório digital de música, para criação com ferramentas eletrônicas, o Musicou Lab. E, possivelmente ainda neste semestre, como estúdio de gravação gratuito para músicos em busca de um impulso.

Nesta terça (27), um dos visitantes mais entusiasmados era o presidente da Funsai e um dos idealizadores desse centro musical, Carlos Eduardo Franceschini Vecchio. Contou histórias saborosas sobre o avô –sim, ele é neto de Furio Franceschini!—, cumprimentou alunos e professores, participou de aula. Visivelmente feliz com a obra ativa.

Gente, aproveite o liceu!