Saudades do bonde antigo: Gentil de Moura traz nostalgia aos corações dos passageiros

Saudades do bonde antigo: Gentil de Moura traz nostalgia aos corações dos passageiros

A linha de ônibus mais charmosa do Ipiranga, qual é? Ah, certamente a linha 4113-10 Gentil de Moura-Praça da República.
Viajando num carro elétrico, um trólebus, naturalmente, porque deram de colocar na linha uns carros a diesel, modernidade e velocidade desnecessárias aos corações românticos.
O uuuuuuuuuuuu, murmúrio contínuo, do Gentil de Moura é tão gostoso de ouvir, lembra aquele do bonde antigo, saudade daquilo que a gente não viveu.
Tem gente que às vezes reclama, compreensivelmente, os compromissos da vida não podem esperar, a gente tem pressa, porque ele desgarra da catenária (os dois cabos suspensos de onde tira sua refeição elétrica), e o motorista tem de interromper a viagem, descer do carro e engatar outra vez no “trilho”. Mas ele não polui.
Na manhã desta segunda-feira (15), o casal Osvaldo, 78, e Verônica Romano, 74, espera por ele num ponto da rua Paulo Bregaro, no Ipiranga. “A linha serve a gente”, explica seu Osvaldo.
O casal utiliza a linha para ir ao centro da capital paulista, no trajeto de ida, e para tomar o metrô, na estação Alto do Ipiranga, da linha Verde, no percurso de volta. “Mas o ônibus a diesel vai mais rápido e não solta em cima. A gente não tem pressa, mas quem precisa trabalhar tem horário”, pondera seu Osvaldo. “Mas não pagamos passagem e vamos reclamar de quê?”, desarma-se dona Verônica.
O Gentil de Moura-Praça da República faz ligação entre os bairros do Ipiranga, Cambuci, Aclimação, Liberdade e Centro, levando a pontos essenciais de São Paulo, como as praças da Sé e Ramos de Azevedo, o Pátio do Colégio e o Largo de São Bento. São 69 paradas no percurso total.
Seu Osvaldo e dona Verônica vivem há 25 anos no Ipiranga, numa casa da rua Marcondes de Andrade. Estão aposentados: ele, da oficina de rolamento de motores; ela, do serviço de escritório.
Pouco antes das 9h ascenderam ao trólebus rumo ao Centro

Uuuuuuuuuu… Tem alguma história bacana nessa linha? Deixa um comentário: )

ACOMPANHE O IPIRANGA22 NO INSTAGRAM:

ACOMPANHE O IPIRANGA22 NO INSTAGRAM:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *