Vitória! Festival de música eletrônica sai do Jardim Botânico e vai para o Ibirapuera

Vitória! Festival de música eletrônica sai do Jardim Botânico e vai para o Ibirapuera

O festival de música eletrônica marcado para o próximo dia 4 de março no Jardim Botânico de São Paulo não será mais realizado ali. Depois de pressão popular e política, organizadores e concessionária recuaram e o evento Piknic Électronik foi transferido para o Parque do Ibirapuera.
O anúncio foi feito na noite desta quarta-feira (8).
A mudança para o Parque do Ibirapuera, no mesmo dia e hora, foi comunicada em nota. Os organizadores mantiveram a visão de que houve “divulgação distorcida da realidade do evento”, mas que optaram por “não gerar ruídos em estreia no país”. É a primeira vez que esse festival acontecerá por aqui.
O Jardim Botânico, o Zôo de SP e o Zôo Safári foram privatizados em 2021, no governo de João Doria.
Em troca de investimentos, a concessionária Reserva Paulista, vencedora da licitação, ficava autorizada a realizar eventos abertos ao público com ingresso pago.
A Reserva Paulista resistia à pressão alegando que o jardim já foi palco de outros eventos culturais e que o espaço a ser ocupado seria de pequeno porte. Sendo assim, não prejudicaria o meio ambiente local.
Os organizadores também citaram, em seu favor, que o festival teria o poder de multiplicador de consciência ambiental.
Entretanto, prevê público de 3 mil pessoas com shows com alto volume que vão se estender por 12 horas, das 12h à meia-noite, com venda de bebidas alcoólicas.
Para especialistas, um evento com essa característica e porte não cabe num local de preservação ambiental, com fauna e flora da Mata Atlântica, alguns espécimes raros e em risco de extinção, como é o caso do Jardim Botânico de SP.

Além disso, o Jardim Botânico é um lugar de contemplação, não de exploração comercial e ruído.
Na noite desta quarta-feira (8), a Assembleia Legislativa de SP realizou audiência pública para discutir o festival. Especialistas, cientistas e pesquisadores explicitaram o caráter impróprio do festival num local como o Jardim Botânico.
Deputados estaduais, como Carlos Giannazi (PSOL), lideraram campanha formalizada, nos últimos dias, contra a realização do piquenique eletrônico no jardim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *