Colégio São José prepara celebração do seu centenário

Colégio São José prepara celebração do seu centenário

Uma das mais tradicionais instituições de ensino da região do Ipiranga, o Colégio São José Sion Ipiranga começou a organizar a comemoração do centenário de sua fundação. Uma equipe especialmente dedicada foi constituída e está elaborando uma série de celebrações para o aniversário de 100 anos.

O Colégio São José fica na rua Agostinho Gomes, 1941, junto da Paróquia São José do Ipiranga, e oferece ensino infantil, fundamental e médio para cerca de mil alunos. Sua construção histórica original, de estilo colonial e colunas clássicas, nas cores azul-clara, azul-escura e branca, é patrimônio arquitetônico do bairro do Ipiranga.

A escola foi fundada oficialmente no dia 23 de outubro de 1923 por iniciativa do padre italiano Arnaldo Dante. Relatos de época mostram o padre Dante preocupado com a ociosidade de crianças e jovens da região durante a ausência dos pais para o trabalho nas fábricas, sobretudo tecelagens. Os maiores empregadores de então eram a Fiação, Tecelagem e Estamparia Ipiranga Jafet e a Linhas Corrente.

No começo, o colégio funcionava no interior da Paróquia São José do Ipiranga, que fora fundada um pouco antes, em 1920, e ficou pequena para tantos alunos. Daí a construção de um novo prédio, mais apropriado.

A equipe organizadora do centenário já tem uma pré-programação esboçada:

Em junho, a festa junina “100 anos de arraiá”;

Em julho, o lançamento do Centro de Memórias do colégio, com exposição de fotografias e documentos que recontam a história da instituição;

Em agosto, a caminhada dos 100 anos, partindo da escola com destino ao Parque da Independência e realização de atividade recreativa;

Em setembro, a Feira de Profissões e Tecnologia, com o tema “As grandes tecnologias desenvolvidas no último século”;

Em outubro, a organização de um jantar dançante para toda a comunidade escolar, incluindo pais e ex-alunos; e ainda a celebração de grande missa comemorativa do centenário.

A programação ainda está sujeita a mudanças, e outros eventos poderão entrar na lista e substituir os planejados.

A comissão organizadora agora está engajada na coleta de imagens históricas para a exposição dos 100 anos. Ela está convocando a participação de quem colaborou ou estudou no colégio ao longo das décadas e tem imagens antigas para o compartilhamento delas.

Portanto, você, que é ex-aluno ou ex-colaborador e tem imagens de época, está “intimado” a participar enviando fotos: a comissão vai gerar cópia desse material. O contato com os organizadores pode ser feito pelos telefones: 11 97337 6935 (WhatsApp) e 11 3473 8034 e 8059.

Parabéns pela longevidade, Colégio São José!

 

RELACIONADAS