Fiéis “disputam” os pães bentos do santo generoso

Fiéis “disputam” os pães bentos do santo generoso

O Dia de Santo Antônio (13 de junho) na Paróquia Santo Antônio da Vila Carioca atraiu centenas de fiéis para um dia de reflexão e também de festa.

Ao longo das missas especiais do dia, a última foi celebrada pelo arcebispo de São Paulo, dom Odilo Scherer, os fiéis louvaram o popular Santo Antônio, que é um santo generoso, solidário e preocupado com a fome no mundo, além de afamado casamenteiro.

O "dono da festa": Santo Antônio
O “dono da festa”: imagem de Santo Antônio da paróquia em seu louvor na Vila Carioca

Da missa dos pães, saímos sobraçando muitos pães bentos. Para colocar dentro das latas de alimentos em nossas casas, conforme tradição antiga, passada de pais para filhos ao longo das décadas.

 

“Na lata de arroz, para ter fartura”, frisa dona Benedita, na fila concorrida do pão.

“E na lata de açúcar, para a vida ser doce”, complementa dona Regina, também na fila.

 

Os pães foram doados pelos próprios fiéis, que também levam parte deles para casa depois de benzidos, a fim de presentear a família. “Não esquece do meu pão”, é o pedido que recebem dos familiares, como nos descreveu a voluntária e assistente da igreja Shirlei. Ela mesma levou um bocado deles para os seus parentes. “O pão de Santo Antônio.”

Os pães foram aspergidos com água benta pelo pároco local, o padre Pedro Pereira dos Santos, ao fim da missa que acompanhamos. Aguinha gelada… O padre Pedro é um sujeito interessante: afável e divertido como bom nordestino, acessível.

Era visto aqui e ali do lado de fora, circulando por sua comunidade, junto das barraquinhas dos quitutes, gente como a gente.

A bênção dos pães
Os instrumentos do padre para a bênção dos pães, momento dos mais aguardados pelos fiéis. Para levar para casa e garantir sempre pão, fartura

O padre Pedro fala sobre o significado do Dia de Santo Antônio: “Vale amar o próximo”

Uma paróquia simpática

A Paróquia Santo Antônio, na rua Álvaro Fragoso, 674, é muito simpática e vale ser conhecida. Cores alegres, bem iluminada e ventilada naturalmente, simplicidade acolhedora. Vai fazer 66 anos no próximo dia 30 de outubro, festa para a qual o padre Pedro já fez o convite. Vamos guardar na agenda, né?

Também houve festa no pátio externo da igreja, com quermesse e suas gostosuras: macarrão à milanesa (a gente levou para a casa, bom demais), quitutes de milho-verde, pizza, fogazza, lanches, doces, bebidas, pescaria.

Ao longo deste mês de junho, a paróquia está organizando a sua festa junina. Ainda tem quermesse nos próximos dois fins de semana (17 e 18, 24 e 25), das 19h às 22h.