Mesmo inacabado, Parque da Cidadania melhora entorno e atrai jovens

Mesmo inacabado, Parque da Cidadania melhora entorno e atrai jovens

O Parque da Cidadania de Heliópolis ainda é uma obra no meio do caminho, mas já traz benefícios para a população do entorno, sobretudo os mais jovens.

São eles, os mais jovens, que ocupam até tarde da noite as duas quadras de esportes (havia iluminação local até uns dias atrás, mas um poste da rede local caiu, esse aqui inclinado, e ainda foi reparado).

São duas quadras de futebol society com grama sintética, duas meias quadras de basquete, pista de skate com bowl já prontas. 

Há crianças pequenas empoleiradas no cume de um dos bowls (elevação em curva para manobras) e adolescentes batendo uma bola nas quadras isoladas por alambrado.

Vem vizinho do entorno para ali jogar.

Observam-se também, em pontos mais ou menos altos do terreno, academias ao ar livre, com equipamentos novos e intactos.

Com a chuva forte dos últimos dias, o descampado de terra roxa vira um bocado de lama no pé do desavisado. Os caminhos, assim como o paisagismo, ainda não estão prontos.

A porta de entrada para o parque ainda é local pouco convidativo, de acesso revolto e difícil, mas a recepção é calorosa: três simpáticos cães correm cantando.

Morar ali, embora sob semicuidados da adoção contingente dos operários da obra (eles estão magrinhos), é a imagem da felicidade livre. Uma casa enorme: 67 mil m2. Eles brincam, correm e fazem questão de apresentar a casa todinha, até aquela curvinha do terreno, no baixo da área, a que se chega já fatigado. Desbravar ao lado deles abranda o coração.

Os cães, que comunicação mais doida e direta se cria. Parecemos íntimos de longa data.

O Parque da Cidadania está ocupando uma área abandonada, baldia. Era mato, lixo, ameaça. A nem tão simples remoção arbórea e de resíduos e de terra, por si só, já foi um ganho para os moradores, muitos deles habitantes dessas casinhas hoje multicoloridas, beneficiadas por outro projeto do governo estadual, que formam um cortinado imponente do lado direito do parque.

Embora ainda no meio do caminho, o Parque da Cidadania de Heliópolis é um bafejo de esperança para uma gente meio posta à parte, embora majoritária.

 

 

ACOMPANHE O IPIRANGA22 NO INSTAGRAM

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *