Cobrança de ingresso para Museu do Ipiranga deve começar em junho

Cobrança de ingresso para Museu do Ipiranga deve começar em junho

Sympla venceu licitação para gerir bilheteria

A cobrança de ingressos para o Museu do Ipiranga  está sendo preparada pela direção da instituição para começar agora em junho. Uma precondição para o início da cobrança era a definição da empresa gestora da bilheteria, etapa agora vencida. 

Com a vitória da empresa de tecnologia Sympla na concorrência para o sistema de gestão de vendas, emissão e distribuição de ingressos para visitas ao museu, anunciada em “Diário Oficial” no dia 16 de maio último, não falta mais nada para se iniciar a cobrança, do ponto de vista técnico.

A Sympla é a gestora do sistema de agendamentos e distribuição de ingressos online e presencial do museu desde setembro do ano passado no regime de doação, isto é, sem cobrar nada pelo serviço prestado.

Com a proximidade da cobrança, em junho, estaríamos nos últimos dias de gratuidade, que se iniciou em setembro do ano passado, quando o museu foi reaberto após reforma geral, e foi seguidamente prorrogada.

A Sympla venceu o pregão eletrônico lançado pelo museu com o menor preço: R$ 1,638 milhão.

O critério definido em edital era o menor preço de um bilhete emitido (pago ou gratuito), considerando a estimativa de 504 mil bilhetes para a visitação ao museu num ano todo.

Uma das condições para a contratação da gestora do sistema geral de agendamento, emissão e bilheterias físicas e online era a capacidade da empresa de emitir até 800 mil ingressos por ano.

O @museudoipiranga recebe hoje em torno de 1,6 mil visitantes por dia.

No edital de seleção, a direção do museu especificou o valor de R$ 30,00 para o valor inteiro do ingresso cobrado do visitante. Haverá dia específico de gratuidade e meia-entrada permanente para estudantes, por exemplo.

O museu estima a seguinte conta geral dos ingressos: 40% de gratuidade, 40% de meia-entrada e 20% de entrada inteira. Com essa característica de movimento e o ingresso a R$ 30,00, estima-se arrecadação mensal de R$ 504 mil.

Conforme o edital, o contrato a ser assinado com a Sympla terá duração de 12 meses, podendo ser prorrogado por mais 60 meses (cinco anos).

Gente, uma nova fase está para se iniciar no nosso relacionamento com o Museu do Ipiranga. Que venha a arrecadação necessária de recursos para que essa instituição tão importante para a nossa história não enfrente novamente os problemas de falta de manutenção que levaram ao fechamento de suas portas em agosto de 2013. Foram quase dez anos de duras penas para o Ipiranga e a história nacional.